disturbio-do-sono-infantil

Um estudo da Secretaria de Estado de Saúde divulgado hoje apontou que 70% das crianças de São Paulo possuem algum tipo de distúrbio do sono.

O levantamento contou com 330 pacientes do Hospital Estadual Cândido Fontoura, maior unidade pública de saúde especializada em atendimento infantil da capital.

Foram avaliadas crianças de 4 a 14 anos, de ambos os sexos, atendidas no ambulatório do hospital. Do total que apresentou algum tipo de problema, 55% tinham distúrbios respiratórios (ronco e apneia obstrutiva) e outras 27% apresentavam excesso de suor à noite (hiper-hidrose do sono). Dentre as crianças pesquisadas, 10% tinham sonolência excessiva diurna.

Ainda foram detectados problemas de insônia em 3% das crianças, distúrbios do despertar (terror noturno e paralisia do sono, por exemplo) em outros 3% e agitação em 2%. O estudo também apontou que 57% das crianças com algum tipo de distúrbio do sono são do sexo masculino. Os dados foram obtidos por meio de aplicação do questionário Sleep Disturbance Scale for Children, de padrão internacional.

Em alguns casos, as crianças foram encaminhadas para exame de polissonografia.

“Alguns tipos de distúrbios do sono podem prejudicar a qualidade de vida e o desempenho escolar das crianças. Por isso é importante que os pais estejam atentos e busquem orientação de um profissional de saúde se perceberem qualquer problema”, afirmou a terapeuta ocupacional Clarisse Potasz, coordenadora da pesquisa.

O Hospital Estadual Cândido Fontoura oferece, gratuitamente, atendimento especializado a crianças com distúrbios do sono, como higiene do sono, cirurgias de amídala e acompanhamento com neurologistas e psicólogos.

Fonte: Terra

CONTATO COLCHÃO CERTIFICADO

Você pode nos enviar um e-mail e nós entraremos em contato o mais breve possível.

Enviando

Copyright © 2018 Colchão Certificado - Saúde e conforto para você | Todos os direitos reservados

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?